Dicionário Teológico de Juanribe Pagliarin - Letra A


A GRANDE TRIBULAÇÃO

Período de grande aflição jamais vista, que virá sobre todos os moradores da terra, logo após a ressurreição dos que morreram em Cristo e o arrebatamento conjunto dos que estiverem vivos.

Durará uma semana de anos (sete anos), conforme profetizado por Cristo e por Daniel.

Neste período, o anticristo governará, iludindo a terra com um falso acordo de paz entre árabes e judeus.

Também haverá ilusória prosperidade no mundo.

No meio da semana de anos (aos três anos e meio), o anticristo romperá o acordo com os judeus e se reunirá com o restante das nações para destruir os descendentes de Abraão.

Por causa dos escolhidos, estes dias de tribulação serão abreviados e Cristo voltará visivelmente para salvar o povo de Israel.

Nesse dia, os judeus verão que aquele que vem para salvá-los da aniquilação total é o mesmo que eles feriram na Cruz, e chorarão amargamente, reconhecendo-o como Senhor e Deus. 

A VOLTA DE JESUS

Jesus prometeu pessoalmente que voltará, os anjos o confirmaram, e Ele encerra o Livro de Apocalipse garantindo isso.

Sua vinda é iminente, e será pessoal, visível e inconfundível.

Acontecerá em uma hora incerta e inesperada.

A volta de Jesus se dará em dois momentos: em oculto para os salvos e em público para todo o mundo, quando o Senhor salvará o povo judeu, derrotará o anticristo e instalará o seu governo de mil anos na Terra. 

ABA

Esta palavra aramaica era empregada pelas crianças para chamar o pai com ternura, quando queriam pedir algo muito desejado.

Envolve carinho e afeto, e quer dizer “meu papai”.

Jesus, na sua última madrugada de vida, no meio do jardim do Getsêmani, orou ao Pai e a empregou na sua angustiante oração.

ABISMO

Espaço que separa o Hades do Paraíso.

É o lugar temporário onde Deus, após a rebelião no céu, lançou Satanás e os anjos desobedientes, os quais, após a queda, se tornaram espíritos imundos (Is 14:9,11-15, Ez 28:16).

É um local extremamente desgastante e cansativo até para um espírito e, por isso, temido pelos demônios.

Com o tempo, os demônios aprenderam a sair dali, ainda que com muito custo.

Durante o governo de Cristo na terra, Satanás será enjaulado e lançado no abismo por mil anos. 

ABRAÃO

Inicialmente chamava-se Abrão, nome que significa “pai das alturas”.

Viveu em cerca de 2000 a.C. e foi o primeiro homem a crer no Deus invisível, Criador dos céus e da terra.

Era casado com Sarai e não tinha filhos.

Abrão estava com 75 anos quando ouviu a voz de Deus, que lhe mandou sair da casa do seu pai, da sua parentela e da Babilônia – uma nação idólatra, dominada pelo ocultismo – e ir para Canaã, a terra da promessa.

Ao obedecer, Abrão passou a andar pela fé e não pela vista, e assim se tornou o pai de todos os que vivem pela fé .

Não obstante ele e a esposa serem avançados em idade, Deus lhes prometeu um filho e uma descendência inumerável como os grãos de areia que estão na praia do mar e como as estrelas que estão no céu.

Onze anos depois, sua esposa Sarai decidiu providenciar-lhe um filho através da criada egípcia Hagar porque, sendo dona da escrava, os filhos que esta gerasse seriam seus.

E assim nasceu Ismael que, mais tarde, se tornaria o pai de todos os árabes. 

Quando Abrão completou 99 anos, Deus lhe repetiu a promessa de um filho gerado no ventre amortecido de Sarai e, para que Abrão não se esquecesse desta promessa, mudou o seu nome para Abraão, que significa “pai de multidões”, e mudou também o nome de Sarai para Sara, que significa “princesa” .

Quando Abraão completou cem anos e Sara noventa, Deus lhe apareceu através de uma teofania (quando o Senhor assume forma humana) e lhe garantiu que, no tempo exato de uma vida, Sara daria à luz um menino.

Tanto Abraão como Sara riram deste aparente absurdo.

Mas, ao tempo de uma vida, nasceu-lhes o menino prometido.

Todos os que viam aquela mulher de noventa anos amamentando o seu bebê, riam da cena.

Daí o menino ser chamado de Isaque, que significa “Riso”.

Quando Isaque era adolescente, Deus submeteu Abraão a uma dura prova: “Abraão, toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem tu amas, e oferece-o a Mim em holocausto, na montanha que eu te direi”.

Abraão obedeceu porque sabia que era a voz do Senhor e acreditava que “Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar”. 

Quando estava a ponto de concretizar o sacrifício no monte Moriá, Deus o interrompeu e lhe proveu o cordeiro para morrer no lugar do seu filho.

Como Abraão provou amar a Deus acima de todas as coisas, além de jurar que o abençoaria muito mais ainda, o Senhor também profetizou que a sua semente tornaria benditas todas as famílias da terra.

E, de fato, dois mil anos depois, Deus mesmo sacrificaria o seu único Filho, o Amado, como Cordeiro, no lugar de toda a humanidade.

Jesus, da semente de Abraão e o seu mais famoso descendente, é o abençoador de todas as famílias da terra.

Abraão hoje, além de ser o pai de multidões de judeus e árabes, também é o pai na fé de todos os que creem na sua Semente – Jesus – e obedecem a este único e verdadeiro Deus.

Todos os que são de Cristo são descendentes de Abraão e herdeiros conforme a promessa.

O papel de Abraão não está restrito ao passado porque Jesus fez a respeito dele uma previsão para o futuro: garantiu que todos, inclusive os condenados, verão os salvos assentados com Abraão na mesa celestial. 

ABROLHOS

Planta rasteira e espinhosa que cresce no meio da vinha abandonada.

Ainda que esteja no meio da vinha, não produz uvas; só espinhos.

Jesus fez esta analogia sobre os ímpios e falsos profetas que se encontram no meio dos salvos: ainda que estejam na vinha, é fácil reconhecê-los por seus frutos. 

AÇOITES

Jesus foi castigado com açoites por ordem de Pôncio Pilatos.
As autoridades romanas açoitavam com varas, após tirarem as roupas do acusado, e também açoitavam com azorragues de três pontas, chamados pelos romanos de flagellum.

Isto tornava o castigo bem mais doloroso.

A intensidade e a quantidade dos açoites dependiam da disposição do carrasco.

Os historiadores Flavio Josefo e Eusébio de Cesareia descrevem que os réus eram amarrados a um poste e açoitados com tal fúria, que as veias e os nervos se rompiam, o corpo ficava lacerado e até as entranhas eram expostas.

Muitos flagelados não resistiam e morriam.

Jesus teve todo o seu corpo retalhado pelos açoites e só não morreu porque havia dito: “Ninguém tira a minha vida; eu de mim mesmo a dou.

Tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la”.

E Jesus, para cumprir as Escrituras e o propósito da sua vinda, tinha de morrer na Cruz, e não durante as repetidas sessões de tortura.

ALABASTRO

Pedra macia e translúcida, parecida com o mármore, formada pela cristalização natural da água, gota por gota, durante milhares de anos.

A pedra de alabastro é usada em esculturas finíssimas ou na confecção de vasos para perfume.

Por isso o vaso de alabastro é tão valioso, por não ser moldado em barro como os demais vasos e, sim, esculpido por um artista.

Maria de Betânia, após ungir Jesus com um bálsamo caríssimo, quebrou o seu vaso, mostrando a exclusividade do que havia consagrado ao Senhor.

A lição disto é que cada pessoa é um “vaso” , o bálsamo é a nossa alma, e o perfume é o nosso espírito.

Cada pessoa deve consagrar-se inteira, única e exclusivamente ao Senhor.

O ato de Maria de Betânia, ao derramar o bálsamo sobre a cabeça de Jesus, ungir os seus pés e enxugá-los, mostra a verdadeira consagração: cada pessoa deve reconhecer a Jesus como cabeça, colocar-se aos seus pés e servi-lo com total exclusividade.

ALCOFAS

Cestos achatados e flexíveis, feitos de vime ou tiras de folhas de palmas trançadas.

Os discípulos usaram doze alcofas para recolher a fartura que havia sobejado na multiplicação dos pães e peixes feita por Jesus.

ALFARROBAS

Uma vagem de polpa doce muito apreciada pelos porcos.
É também chamada de “bolotas”.

ALFORJE

Saco duplo, feito de couro ou panos, que as pessoas enchiam de maneira equilibrada e carregavam nos ombros, com uma bolsa de cada lado.

ALPARCAS

Sandália de couro liso, que se prendia nos pés por tiras de pano ou couro.

ALPENDRE

Telhado independente, apoiado de um lado na parede da casa e, do outro, por colunas, como se fosse uma varanda, bem na entrada da casa.

Foi do alpendre na casa do sumo sacerdote que Pedro acompanhou o julgamento religioso de Jesus e principiou a negá-lo.

ALQUEIRE

Recipiente para medida de cereais, com capacidade para trezentos e setenta litros.
O mesmo que “coro”.

AMANHECIA O SÁBADO

Expressão usada para indicar o fim da sexta-feira. Para o judeu, o sábado não começa à meia-noite de sexta, mas quando o sol se põe, na própria sexta-feira, por volta das seis horas da tarde.

ANCIÃOS

Homens idosos, de bom testemunho e reputação, que servem como conselheiros e juízes desde os tempos de José e Moisés.

Ainda no tempo de Moisés, Deus ordenou que ele reunisse setenta anciãos para auxiliá-lo.

Com o passar dos anos, isso acabou por dar origem ao Sinédrio (Nm 11:16-25).

Eram os anciãos que divulgavam as tradições orais e os costumes extrabíblicos observados com rigor na época de Jesus .

Tiveram um papel ativo na prisão e condenação do Senhor e, em conselho, decidiram subornar os guardas romanos que testemunharam a ressurreição de Jesus, para que mentissem.

Nem sempre davam bons conselhos.

Mas os verdadeiros anciãos adoram e servem a Jesus: o Livro de Apocalipse nos fala de vinte e quatro anciãos, assentados sobre tronos, que colocam suas coroas de ouro aos pés do Cordeiro e o adoram.

ANJOS DE DEUS

Seres espirituais poderosos, organizados em diferentes hierarquias: além dos anjos, há os arcanjos, querubins, serafins, tronos, dominações, principados e potestades.

Seu número é incalculável. Foram criados antes da raça humana e são seres assexuados, ainda que sempre se apresentem com aparência masculina.

Em conhecimento e poder, são inferiores a Deus e superiores aos seres humanos.

Os anjos comunicam aos homens, da parte de Deus, ordens, promessas, avisos e repreensões e por isso são chamados de espíritos ministradores, enviados por Deus, para servir e proteger aqueles que hão de herdar a salvação e conduzi-los, no final da vida, ao bem estar do além-túmulo.

Cultuam a Cristo e não admitem que os humanos lhes prestem culto .

Futuramente, virão tocando a trombeta na volta de Jesus e reunirão os escolhidos nos quatro cantos da terra .

Será deles também a tarefa de lançar os ímpios no lago de fogo e enxofre .

Quando desobedecem, tornam-se demônios. 

ANTICRISTO

Do grego antichristos, que significa “No lugar de Cristo”.

Jesus, ao ser rejeitado pelos judeus, disse: “Eu vim em nome de meu Pai e não me recebeis.
Se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis”.

Ele se referia ao falso messias que virá no futuro e será recebido pelos judeus como se fosse o Cristo.

Dos doze apóstolos, João parece ter sido o único que compreendeu a profundidade da fala de Jesus em Jo 5:43, porque, em suas cartas às Igrejas, é o criador do termo anticristo: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se tem feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora”; “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho”; “E todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo”; “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne.

Este tal é o enganador e o anticristo”.

O termo antichristo também significa “Em oposição a Cristo”, porque em tudo é contrário a ele:

1 - Enquanto Jesus é verdadeiro, o anticristo é falso.
2 - Enquanto Jesus opera pelo Espírito Santo, o anticristo opera pelo espírito de erro.
3 - Enquanto Jesus é o expiador do pecado, o anticristo é o homem do pecado.
4 - Enquanto Jesus pregou a paz e a vida, o anticristo promoverá o ódio e a guerra.
5 - Enquanto Jesus é o Filho da salvação, o anticristo é o filho da perdição.
6 - Enquanto Jesus, sendo Deus, não quis ser igual a Deus, o anticristo em tudo desejará parecer deus e se assentará no templo como se fosse Deus.

Os judeus ortodoxos, que ainda hoje rezam três vezes ao dia pedindo a vinda do Messias, festejarão a chegada do anticristo como o rei e líder militar que eles esperam há séculos, e que parecerá restaurar a “glória de Israel”.

Ele operará muitos falsos sinais “segundo a eficácia de Satanás” e Deus permitirá que os judeus creiam na mentira “porque não receberam o amor de verdade para se salvarem”. 

Este líder político-militar fará um acordo de paz entre árabes e judeus, reconstruirá o templo e restaurará o sacrifício e a oferta de manjares, e se assentará como “O Ungido”.

Seu reinado durará uma semana de anos, mas na metade da semana se revelará o “iníquo”, o assolador de Israel, reunindo todas as nações do mundo contra os judeus, para destruí-los.

Por isso, o anticristo deverá manifestar-se antes da segunda vinda visível de Cristo, que virá depois e desfará o anticristo “com o sopro da sua boca”, e salvará os judeus da destruição iminente.

Neste dia, finalmente, Jesus será reconhecido como o verdadeiro Messias.

Assim também são manifestações e preparações para o anticristo aqueles que pregam que o Messias ainda não veio, bem como os que dizem que Jesus não morreu na Cruz, ou não ressuscitou em carne e ossos, bem como os que pregam que Ele era apenas um homem, ou um grande profeta, ou apenas um espírito muito evoluído.

Todos esses que pregam tais coisas têm substitutos para o Cristo e enganam a muitos.

É um dos sinais dos últimos dias.


APÓSTOLOS

Palavra grega que quer dizer “enviados”, usada para se referir aos portadores que levam uma mensagem em nome de alguém.

Os doze discípulos foram os primeiros apóstolos designados por Jesus para levar as boas-novas em seu nome.

Paulo e Barnabé, apesar de não terem sido nomeados na mesma ocasião dos doze primeiros, também eram “mensageiros de Deus” e foram igualmente chamados de apóstolos .

Todos os que são “enviados” a levar a mensagem em nome de Jesus são “apóstolos”.

Não se reveste esta palavra de uma aura de exclusividade ou honra exacerbada,porque não é o carteiro que deve receber a honra, mas Aquele que escreveu a carta com seu próprio sangue.

APRISCO

Lugar reservado ao abrigo das ovelhas. Em sentido espiritual, a Igreja. Também se usa a palavra “redil” 

ARGUEIRO

Partícula insignificante, como um cisco que cai no olho. Jesus usou este termo para criticar os que se incomodam com os pequenos defeitos dos outros, enquanto cometem grandes deslizes.

ARMAGEDOM

A última grande batalha do bem contra o mal, também chamada de “Gogue e Magogue”.

Acontecerá após o milênio, quando Satanás será solto por um breve período e sairá para enganar as nações, que se unirão em guerra contra o Senhor.

Nesta última e grande batalha, Satanás será definitivamente derrotado e lançado no lago de fogo e enxofre e, com ele, os anjos caídos e, após o Juízo Final, todos os que se esqueceram de Deus.

ARREBATAMENTO

Momento glorioso aguardado ansiosamente pelos salvos de todas as épocas. Cristo, em oculto nas nuvens, dará ordem aos seus anjos para que toquem as trombetas nos quatro cantos da terra.

Neste momento, que antecede à grande tribulação, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, e os que estiverem vivos, vivendo em fidelidade e comunhão com o Senhor, terão seu corpo transformado num abrir e piscar de olhos, à semelhança do corpo glorificado de Jesus, e serão raptados da terra à velocidade da luz, ao encontro do Senhor nos ares. 

AZORRAGUE

Chicote de três tiras de couro, com pedaços de ossos e chumbinhos nas pontas.

Antes de ser crucificado, Jesus foi brutalmente açoitado com azorragues.

Já o azorrague que Jesus fez para expulsar os vendedores e os compradores do templo era de cordões, com nós nas pontas.

Fonte: extraído do livro de Juanribe Pagliarin




Ad Code

Responsive Advertisement